Home » Política » Governadores debatem desenvolvimento sustentável

Governadores debatem desenvolvimento sustentável

A criação do Consórcio Amazônia Legal, meio ambiente, segurança pública e comunicação pública são temas que vão predominar nos debates.

Os estados da região amazônica retomam, nesta quinta e sexta-feira (10 e 11), em Cuiabá (MT), os estudos em torno de propostas comuns para o desenvolvimento sustentável do bloco. Os debates serão realizados na 15ª Reunião do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

A criação do Consórcio Amazônia Legal, meio ambiente, segurança pública e comunicação pública são temas que vão predominar nos debates.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal é composto pelos representantes de Rondônia, Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A reunião de Cuiabá vai avançar em temas que foram abordados na reunião de Porto Velho, que aconteceu em maio deste ano.

As reuniões do fórum seguem o modelo do Consórcio de Governadores do Brasil Central, do qual Rondônia também faz parte. Inicia na quinta-feira com os trabalhos das técnicas, onde são discutidos e elaborados projetos que são avaliados na sexta-feira seguinte pelos governadores.

FRONTEIRAS

 

 

Em Cuiabá, a câmara técnica da Segurança Pública, por exemplo, dará andamento à definição de políticas públicas para o setor que levem em consideração as características específicas da Amazônia. Para o bloco, é fundamental que o governo federal faça investimentos uma vez que parte dos problemas está relacionado à vasta região de fronteiras, portanto, competência federal.

Na Câmara do Conselho Consultivo, os técnicos apresentarão os avanços do projeto para a criação do Consórcio dos Governadores da Amazônia Legal, que seguirá o mesmo modelo do consórcio do Brasil Central e buscará, através das gestões em bloco, um formato diferente para tratar de demandas junto ao governo federal.

Crítico declarado da forma de relacionamento das unidades federativas com a União, o governador Confúcio Moura, de Rondônia, diz que o país necessita da inspiração que vem da Amazônia para ser mais participativo nas questões de sua competência.

Os governadores da Amazônia Legal, segundo Confúcio, estão unidos no propósito constituir formalmente o consórcio e contribuir com as transformações necessárias nas estruturas do país.

O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado há anos, pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, para discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos estados que compõem a região.

Fonte: Assessoria

Governadores debatem desenvolvimento sustentável Reviewed by on . A criação do Consórcio Amazônia Legal, meio ambiente, segurança pública e comunicação pública são temas que vão predominar nos debates. Os estados da região ama A criação do Consórcio Amazônia Legal, meio ambiente, segurança pública e comunicação pública são temas que vão predominar nos debates. Os estados da região ama Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top