Home » Agronegócio » Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia instala três postos em Porto Velho e cinco nos distritos

Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia instala três postos em Porto Velho e cinco nos distritos

 

 

 

 

 

Dando continuidade aos trabalhos de descentralização das emissões de RG, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) fechou essa semana o Termo de Cooperação Técnica com a prefeitura de Porto Velho para instalação de três postos na capital, sendo um na zona sul, outro na zona leste e na zona norte. Além da instalação postos nos distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirantes.

O diretor do IICC, Júlio André Kasper da Silva, disse que a Cooperação Técnica com as prefeituras do estado tem por objetivo ampliar a capacidade de atuação da polícia civil por meio do Instituto de Identificação Civil e Criminal facilitar a vida do cidadão que necessita do serviço. “O estado, por meio do IICC está indo até o cidadão, pois a nossa intenção é levar postos de atendimento a todos os 52 municípios do estado”, afirmou Júlio Kasper.

A descentralização do serviço de emissão de RG irá possibilitar o redirecionamento dos datiloscopistas policiais para a atividade de combate à criminalidade, “pois são esses profissionais que vão até o local do crime para realização de coleta e posterior perícia, que resulta na identificação do autor e na elucidação do crime”, explicou o diretor do IICC.

Iniciou-se o treinamento dos servidores da prefeitura de Porto Velho. O treinamento será prático e realizado no posto de atendimento do IICC do Tudo Aqui com duração de duas semanas; serão treinados quatro profissionais por vez. Os postos de atendimento da capital serão inaugurados gradativamente, conforme a conclusão do treinamento.

Segundo Júlio Kasper, o projeto atualmente está em 38 municípios rondonienses sob termo de cooperação do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC). Em 15 municípios os postos já estão em funcionamento, são eles: Colorado do Oeste, Costa Marques, Campo Novo de Rondônia, Ariquemes, Guajará-Mirim, Corumbiara, Primavera de Rondônia, Cabixi, Cerejeiras, Ji-Paraná (dois postos), Novo Horizonte D’Oeste, São Felipe, Urupá, Candeias do Jamari e Monte Negro.

Em Pimenta Bueno, o posto de identificação será inaugurado no dia 11 de agosto. Nos municípios de Alto Paraíso e Buritis, os servidores já estão fazendo o treinamento. Em Ministro Andreazza e Cujubim, os servidores estão na lista de espera para serem treinados.

Júlio Kasper disse que em 2016 o Instituto de Identificação emitiu aproximadamente 92 mil RGs, uma média 7,6 mil RGs emitidos por mês. Depois que começou o processo de descentralização com a implantação dos postos de atendimentos nos municípios, houve um aumento significativo na quantidade de emissão do documento. No primeiro semestre deste ano, já foram emitidos mais de 60 mil documentos, subiu para 8,7 mil por mês, um aumento de 14,5%.

O diretor do IICC, disse que outro ponto positivo é o tempo para a emissão do documento que levava cerca de 150 dias. Hoje, em Porto Velho, o documento é emitido em três dias. No interior o prazo ainda está em torno de 60 dias. Mas a meta é trabalhar para ir reduzindo de forma gradativa e emissão do documento.

A emissão da carteira de Registro Civil (RG) é demorada porque todo o processo de finalização do documento é feito manualmente. E por se tratar de um documento único de identificação com impressões digitais, é necessário que os dados sejam revisados em todas as etapas da confecção para que não haja erros, explicou o diretor do IICC.

Fonte: Assessoria

Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia instala três postos em Porto Velho e cinco nos distritos Reviewed by on .           Dando continuidade aos trabalhos de descentralização das emissões de RG, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC)           Dando continuidade aos trabalhos de descentralização das emissões de RG, o Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top