Home » Colaboradores » PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Acolhimento e dieta

PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Acolhimento e dieta

Flavio Melo Ribeiro (Foto: Arquivo Viver – Atividades em Psicologia)
Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449
flavioviver@gmail.com (*)

Prepare-se psicologicamente para ser uma pessoa magra. Não é porque você desejou emagrecer e conseguiu, que todos os seus problemas estão resolvidos. Na realidade você vai mudar os tipos de problemas e, por isso, precisa estar preparado para enfrentá-los. Relatos de diversos clientes que emagreceram tinham um ponto em comum, disseram que passaram a ser elogiados e vistos como atraentes, mas com isto experimentaram a inveja de quem não gostou de um “concorrente” ao seu lado. Isso seria cômico se não fosse tão mesquinho. E esse problema de falta de acolhimento e inveja já inicia no começo da dieta. Vamos ver como.

Imagine que você iniciou a dieta e começou a perceber diferença nas roupas, seu rosto começou a afinar, está mais feliz com o resultado e já esboça um sorriso. Aí você nota que essa felicidade incomoda algumas pessoas a ponto de lhe oferecerem comida, doces e, se caso você recusa, elas insistem. Parece que querem que você fracasse na dieta e, o pior, muitas vezes são as mesmas pessoas que criticavam que você estava acima do peso e que deveria emagrecer.

Mas você insistiu na dieta e chegou ao peso que gostaria, está magro, sente-se melhor e escuta: “você não acha que está muito magro?”. Parece que a insatisfação dos outros e a dificuldade de te ver feliz não tem limite. Evite ficar próximo dessas pessoas, não precisa fazer inimizade, mas com certeza não são as pessoas certas para essa sua nova fase da vida. O que você precisa: acolhimento.

Acolhimento significa aceitar como você é, respeitar-te e sentir-se bem ao seu lado. Se você está acima do peso, mas você sente-se bem, se gosta e quer continuar como é, está tudo certo. Então procure pessoas que gostem de você como é. Porém se resolveu emagrecer e passou a sentir-se bem com o novo peso, também procure pessoas que lhe acolham como você é agora. Busque o acolhimento, principalmente no início da dieta, pois é o momento mais crítico. Se você conseguir participar de um grupo de pessoas que também estão emagrecendo é melhor ainda, pois mesmo se você escutar uma crítica, geralmente será construtiva e para o seu bem. Procure acolhimento, nem que seja num grupo virtual.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Acolhimento e dieta Reviewed by on . Flavio Melo Ribeiro (Foto: Arquivo Viver – Atividades em Psicologia) Psicólogo Flávio Melo Ribeiro CRP12/00449 flavioviver@gmail.com (*) Prepare-se psicologicam Flavio Melo Ribeiro (Foto: Arquivo Viver – Atividades em Psicologia) Psicólogo Flávio Melo Ribeiro CRP12/00449 flavioviver@gmail.com (*) Prepare-se psicologicam Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top