Home » Colaboradores » PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Diferença entre hobby e profissão

PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Diferença entre hobby e profissão

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449
flavioviver@gmail.com (*)

Um dos pontos cruciais da escolha profissional é diferenciar hobby de profissão. Hobby é uma palavra inglesa frequentemente usada na língua portuguesa e significa passatempo, ou seja, é aquela atividade que a pessoa se identifica, se envolve emocionalmente, mas não quer ter a obrigação de fazer todos os dias. A Profissão é uma atividade produtiva que a pessoa desenvolve no mercado de trabalho.

Um exemplo que mostra a diferença é quando por hobby a pessoa adora cozinhar, porém não gosta de preparar comidas quando não está inspirada. Por outro lado, um Chef de Cozinha não tem essa opção, mesmo passando por problemas pessoais ele precisa preparar muito bem seus pratos. Os clientes quando chegam ao seu restaurante estão em busca do prazer, querem saborear a melhor comida. Não pensam em como está a vida do Chef, muito menos se está passando por problemas.

O profissional passa pelo que se chama solidão da responsabilidade, ele está ali para solucionar um problema independente do seu estado de espírito. Por isso que é importante ao escolher uma carreira, levar em conta um projeto que realmente tenha sentido para sua vida. Isto vai além do aspecto pessoal, precisa ser um projeto que impacte no social. Ser um profissional ultrapassa o gosto para uma atividade que tenha um sentido maior, é importante a pessoa sentir que construiu algo importante para o mundo e para si.

Para facilitar a escolha é importante a pessoa olhar para si e buscar na sua história o que realmente lhe é significativo, que faz diferença na sua vida. Essas lembranças podem ser de situações em que viveu ou viu em algum filme, ou livro. Identifique o que lhe chamou atenção e já teve vontade de fazer mesmo sabendo que o caminho possa ser difícil.

A diferenciação entre hobby e profissão é essencial para descartar aquelas atividades que a pessoa gosta, mas são vividas apenas como diversão. Dessa forma é possível focar nas profissões que a pessoa sente prazer em executar e que gostaria de desempenhar todos os dias, sem se importar com a situação.

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

PSICOLOGIA AO SEU ALCANCE – Diferença entre hobby e profissão Reviewed by on . Psicólogo Flávio Melo Ribeiro CRP12/00449 flavioviver@gmail.com (*) Um dos pontos cruciais da escolha profissional é diferenciar hobby de profissão. Hobby é uma Psicólogo Flávio Melo Ribeiro CRP12/00449 flavioviver@gmail.com (*) Um dos pontos cruciais da escolha profissional é diferenciar hobby de profissão. Hobby é uma Rating: 0

Leave a Comment

scroll to top