27 de janeiro de 2021

Home » Educação » Educação Domiciliar: Entenda prática que pode ser regulamentada no Brasil

Educação Domiciliar: Entenda prática que pode ser regulamentada no Brasil

A educação domiciliar é uma prática que já é regulamentada em mais de 60 países do mundo, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Dinamarca, Reino Unido e Finlândia. Aqui no Brasil, a modalidade de ensino, que também é conhecida como “homeschooling”, tem crescido significativamente a cada ano, mas ainda não é regulamentada.

O assunto é polêmico e é objeto de muito debate. Há aqueles que são favoráveis e adeptos e outros que não concordam com a modalidade de ensino em casa. Querendo ou não, o assunto precisa ser discutido, já que o número de pais, aqui no Brasil, que decidiram ser responsáveis pelo processo de ensino de seus filhos aumentou muito.

Para se ter uma ideia, em 2011, eram 360 famílias praticando o ensino em casa no Brasil. No ano passado, o número de famílias saltou para 7.500, o que representa um crescimento de mais de 2.000% em 8 anos. Os dados são da Associação Nacional de Ensino Domiciliar (ANED).

O presidente da associação, Ricardo Dias, faz parte de uma das famílias que experimentaram o “homeschooling”. Tudo começou em 2010, quando a filha dele, na época com 12 anos, pediu para sair da escola. Ela estava desestimulada com algumas coisas que estavam acontecendo no colégio, como greve de professores. Além de tudo, ela ainda sofria bullying dos colegas. Foi então que o desejo da filha, junto com a insatisfação do pai com o nível de ensino do colégio, fizeram com que o Ricardo e a esposa decidissem pela educação domiciliar.

“Eu descobri que o “homeschooling” desenvolve mais rápido o cognitivo; desenvolve estratégias de aprendizado; traz de volta o gosto pelos estudos, o prazer de aprender e não apenas de memorizar conteúdos para poder fazer uma prova; eu vi os meus filhos, inclusive assim, com um pensamento crítico sobre as coisas, não apenas repetindo coisas que tinham ouvido, mas com a capacidade de crítica sobre aquilo que leram; melhoraram no raciocínio lógico; aprenderam a estudar sozinhos também”, explica ele.

Educação Domiciliar: Entenda prática que pode ser regulamentada no Brasil Reviewed by on . A educação domiciliar é uma prática que já é regulamentada em mais de 60 países do mundo, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Dinamarca, Reino Unido A educação domiciliar é uma prática que já é regulamentada em mais de 60 países do mundo, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Dinamarca, Reino Unido Rating:
scroll to top