21 de janeiro de 2021

Home » Destaques » ARIQUEMES – Prefeitura recebe doação de 602 EPIs através de parcerias

ARIQUEMES – Prefeitura recebe doação de 602 EPIs através de parcerias

 

“Equipamentos consistem em máscaras protetoras faciais (Face Shields), óculos de proteção, alongadores de elástico de máscaras e cabines de entubação”.

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), recebeu na manhã desta sexta-feira (3), uma doação com 602 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para auxiliar os profissionais da saúde que estão atuando no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Os equipamentos foram destinados por uma parceria formada por um grupo de voluntários, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Cooperativa de Crédito Sicoob Amazônia.

Os EPIs se compreendem em máscaras protetoras faciais (Face Shields), óculos de proteção e alongadores de elástico de máscaras. Além de duas cabines de intubação, que ajudarão os médicos no momento de fazer os intubamentos e não serem expostos aos aerossóis dos pacientes.

Liderados pelo jovem, Emanoel Javoski, o grupo de voluntários tem realizado doações de EPIs ao Poder Público desde o início da pandemia da Covid-19, mas com o aumento da demanda, a produção ficou paralisada pela falta de um equipamento crucial.

Nós tínhamos um grande deficit para cortar o acetato, pois a gente dependia de algumas empresas e gráficas para fazer esse corte. Até que apresentamos o nosso projeto à Sicoob Amazônia, para detalhar essa dificuldade e informar que teríamos capacidade para produzir de quinhentos a mil equipamentos em uma semana. A Cooperativa abraçou a nossa causa e adquiriu o equipamento de corte do acetato para as viseiras, para continuarmos a produção.” Detalhou.

A Diretora Administrativa de Financeiro do Sicoob Amazônia, Maria Bueno, explicou que a cooperativa colaborou com a iniciativa por envolver uma participação de acadêmicos em prol de um bem comum, que é a contribuição para um trabalho mais seguro aos profissionais da saúde.

Conhecemos esse projeto e por seu um projeto voluntário com a participação de vários acadêmicos, por ter um baixo custo na produção e desenvolver um material de tamanha importância na rotina dos profissionais da saúde, resolvemos abraçar essa causa. Esses materiais são de extrema importância para que os profissionais da saúde possam sair de seu ambiente de trabalho e não levem o vírus para outras localidades, sem contar na importância dos trabalhadores da saúde neste momento, que realizam um excelente trabalho no município.” Comentou.

Para o Secretário da SEMSAU, Marcelo Graeff, a ação voluntária em apoio com a iniciativa privada são de extrema eficiência para auxiliar o sistema público de saúde no município no enfrentamento ao novo coronavírus.

Temos uma dificuldade muito grande na aquisição de EPIs, não pela falta de recursos, mas sim pela falta de oferta no mercado desses produtos. Então, ter uma parceria que envolve o setor privado, o qual tem menos burocracia nos procedimentos de aquisição, ele se torna fundamental nesse momento que estamos vivendo. A união desses esforços é o que mostra o sucesso da nossa luta contra a Covid-19.” Destacou.

Novos EPIs serão doados a cada ciclo de produção, e ao final da pandemia, o equipamento de corte do acetato será doado ao IFRO, para a realização de trabalhos acadêmicos. 

 

 

 

 

Fonte: Comunicação PMA

Foto: Arquivo PMA

ARIQUEMES – Prefeitura recebe doação de 602 EPIs através de parcerias Reviewed by on .   "Equipamentos consistem em máscaras protetoras faciais (Face Shields), óculos de proteção, alongadores de elástico de máscaras e cabines de entubação". A   "Equipamentos consistem em máscaras protetoras faciais (Face Shields), óculos de proteção, alongadores de elástico de máscaras e cabines de entubação". A Rating:
scroll to top