5 de dezembro de 2020

Home » Cidades » Ações de bloqueio na transmissão de Covid-19 são intensificadas pela Vigilância em Saúde

Ações de bloqueio na transmissão de Covid-19 são intensificadas pela Vigilância em Saúde

Ações de bloqueio na transmissão de Covid-19 são intensificadas pela Vigilância em Saúde

Porto Velho, RO A Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está intensificando as ações de controle e combate ao novo coronavírus (Covid-19), atuação necessária em razão do aumento do número de casos positivos em Porto Velho.

Na quinta-feira (9), a Divisão de Vigilância Sanitária (DVISA), vinculada ao DVS, montou uma barreira de controle na BR-319. “Todos os veículos são abordados, os passageiros respondem um questionário cuja finalidade é detectar possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Caso alguém apresente sinais da doença, será encaminhado a um Pronto Atendimento”, explica a diretora do DVS, Régia Martins.

Uma outra barreira foi montada no distrito de Nova Califórnia, na divisa com o estado do Acre, onde as equipes realizam o mesmo trabalho de monitoramento e orientação, nma ação conjunta com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar.

Trabalho semelhante está sendo desenvolvido pela Divisão de Vigilância Sanitária (DVISA), na rodoviária. Desde quarta-feira (8), os fiscais trabalham no local, abordando os passageiros com objetivo de detectar possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Todos respondem o questionário e, em casos de sintomas, são encaminhados para atendimento médico.

Após a morte de um taxista, que trabalhava na rodoviária e que testou positivo para a Covid-19, as atividades de prevenção e controle foram intensificadas. Por ser um ponto de grande circulação, foi solicitado o apoio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) para a desinfecção de toda extensão do local.

Além disso, todo o imóvel onde a vítima residia também foi higienizado. Vale ressaltar que o produto utilizado não é tóxico a humanos, porém extremamente eficaz contra vírus, fungos e bactérias.

A Vigilância Epidemiológica e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) mantém constante comunicação com as vítimas e também com aqueles que tiveram contato com os doentes. Tão logo são informados sobre a confirmação de novos casos, as equipes se deslocam (devidamente equipados) até a residência dos pacientes para realizarem a investigação e bloqueio da cadeia de transmissão do vírus.

Procuram saber por onde o doente esteve, se há relação familiar e ou convívio próximo com outras pessoas, se o paciente tem comorbidades. “Além disso, reforçamos a orientação sobre a importância do isolamento social e de como essa atitude pode salvar vidas”, explica a diretora do DVS, Régia Martins.

Ações de bloqueio na transmissão de Covid-19 são intensificadas pela Vigilância em Saúde Reviewed by on . Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está intensifican Porto Velho, RO - A Prefeitura de Porto Velho, através do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está intensifican Rating:
scroll to top