24 de janeiro de 2021

Home » Conesul » Em Pimenteiras família comemora 100 anos de vida de Pioneiro dos Seringais

Em Pimenteiras família comemora 100 anos de vida de Pioneiro dos Seringais

O Senhor Alexandre Ortiz Garcia comemorou neste dia 06 de janeiro, 100 anos de vida. Ele chegou à cidade de Cabixi em 1940, em busca de emprego e conseguiu como seringueiro. A saúde já não é a mesma de quando chegou à cidade de Cabixi e mora na cidade de Pimenteiras desde o ano de 1989, vindo da cidade de Santa Rosa do país vizinho a Bolívia, mas a data é comemorada pela família com alegria. Em 2019, na comemoração dos 100 anos, reuniu parte dos 14 filhos, 42 netos, 45 bisnetos, 18 tataranetos.

Natural da cidade de Santa Rosa no país da Bolívia, aos 38 anos de idade, por conta de busca de emprego cheguei a Rondônia na cidade de Cabixi para trabalhar na extração da Seringa teve que vir ao Brasil e trabalhar nos seringais no município de Cabixi.  Chegando a Rondônia os imigrantes, que ficaram posteriormente conhecidos como “soldados da borracha”, enfrentaram as barreiras geográficas, fenômenos meteorológicos diversos, o contato com animais silvestres, doenças tropicais e, sem as orientações corretas,  disputaram espaço com indígenas que habitavam a região. “Os soldados tiveram aqui um trabalho desafiador de reabrir os seringais de seringa nativa e produzir o látex”, lembrou Alexandre.

Alexandre disse que foram mais de 45 anos nos seringais cabixienses em Rondônia. Além das atividades com a Seringa trabalhava na agricultura e praticava a pesca e caça de subsistência. “Mesmo com o trabalho árduo, resisti às inúmeras doenças, às feras e não enriqueci com o suor derramado nas estradas de seringa”, ressaltou.

Uma das filhas disse que. “O pai é um homem, que apesar da pouca educação, criou todos os filhos voltados para o trabalho. Foi temido na juventude e respeitado pela seriedade e honestidade dispensada ao próximo. Por isso nossa homenagem a ele pelos 101 anos de vida”, concluiu.

 

 

 

Fonte/Conesul Notícias

Wilmer G. Borges/hojerondonia

Em Pimenteiras família comemora 100 anos de vida de Pioneiro dos Seringais Reviewed by on . O Senhor Alexandre Ortiz Garcia comemorou neste dia 06 de janeiro, 100 anos de vida. Ele chegou à cidade de Cabixi em 1940, em busca de emprego e conseguiu como O Senhor Alexandre Ortiz Garcia comemorou neste dia 06 de janeiro, 100 anos de vida. Ele chegou à cidade de Cabixi em 1940, em busca de emprego e conseguiu como Rating:
scroll to top