23 de janeiro de 2021

Home » Geral » 26 profissionais da saúde são afastados após terem contato com paciente infectado no ‘CoronaFest’ em Porto Velho

26 profissionais da saúde são afastados após terem contato com paciente infectado no ‘CoronaFest’ em Porto Velho

Vinte e seis profissionais da saúde foram afastados do Hospital João Paulo II em Porto Velho, após terem contato com um paciente infectado com o novo coronavírus. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) esse paciente estava presente em festas na capital, que ficaram popularmente conhecidas como “CoronaFest”.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira (17) pelo secretário de saúde do estado durante coletiva de imprensa.

Segundo a Sesau, seis profissionais da saúde já testaram positivo para Covid-19 e os outros 20 estão aguardando resultados dos exames. Entre os servidores estão médicos, um enfermeiro, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório.

“São profissionais da saúde que estão afastados e isso atrapalha os atendimentos, a gente fica muito triste com isso. Agora precisamos aumentar a força de trabalho porque os números de casos estão aumentando. É uma pandemia, é urgência, é guerra”, disse Máximo.

O diretor do Hospital João Paulo II, Amauri Júnior, disse que o afastamento da equipe foi um desfalque grande na linha de frente dos atendimentos. Segundo ele, já foi feita desinfecção da unidade e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) municipal está acompanhando outras pessoas que tiveram contato com esses profissionais afastados e infectados, para montar uma rede de proteção.

Festas em Porto Velho

A Sesau confirmou que duas festas, da mesma família, aconteceram na capital e foram responsáveis por aumentar os números de casos do novo coronavírus no estado. Uma das festas aconteceu no dia 4 de abril e a segunda no último sábado (11).

Nesta sexta-feira (17), o secretário estadual de saúde disse durante coletiva que uma terceira festa foi denunciada e já está sob investigação.

Os casos são investigados criminalmente. “Foram atos extremamente irresponsáveis e inconsequentes. As providências foram solicitadas à Polícia Civil para que no mais curto prazo se inicie um inquérito e as investigações sejam concluídas para que todos, dentro da medida de sua culpabilidade, sejam devidamente responsabilizados”, disse o coronel José Hélio Cysneiros Pachá, secretário de segurança de Rondônia.

Casos no estado

Os casos confirmados do novo coronavírus subiram para 92 em Rondônia na quinta-feira (16), 19 diagnósticos a mais do que o balanço anterior divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na quarta-feira (15). Conforme o levantamento, o estado registrou o terceiro óbito oriundo da Covid-19: uma idosa de 63 anos, que morreu nesta semana em Ji-Paraná.

No novo boletim da Sesau, as 92 confirmações estão divididas em:

  • 58 em Porto Velho;
  • 16 em Ariquemes;
  • 6 em Ji-Paraná;
  • 6 em Ouro Preto do Oeste;
  • 3 em Rolim de Moura;
  • 1 em Alto Paraíso;
  • 1 em Jaru e;
  • 1 em Vilhena.
26 profissionais da saúde são afastados após terem contato com paciente infectado no ‘CoronaFest’ em Porto Velho Reviewed by on . Vinte e seis profissionais da saúde foram afastados do Hospital João Paulo II em Porto Velho, após terem contato com um paciente infectado com o novo coronavíru Vinte e seis profissionais da saúde foram afastados do Hospital João Paulo II em Porto Velho, após terem contato com um paciente infectado com o novo coronavíru Rating:
scroll to top