23 de janeiro de 2021

Home » Política » Prefeitura de Vilhena contrata empresa de arquiteto mundialmente conhecido para realizar estudos urbanísticos

Prefeitura de Vilhena contrata empresa de arquiteto mundialmente conhecido para realizar estudos urbanísticos

Essa semana, o prefeito Eduardo Japonês deu a ordem de serviço para a realização de estudos de macroestruturação urbana, que servirão para embasar a revisão do plano diretor do município. A reunião na qual foi assinado o contrato com a Jaime Lerner Arquitetos Associados ocorreu em Curitiba, onde está sediada a empresa, cujo um dos sócios é o arquiteto e urbanista Jaime Lerner. O secretário de Planejamento de Vilhena, Ricardo Zancan, e o arquiteto Paulo Kawahara, sócio de Lerner, também participaram da reunião na capital paranaense.
Jaime Lerner e sua equipe farão diagnósticos de diversas áreas e pontos da cidade, analisando sua arquitetura, geografia, história e economia. Todas as etapas do trabalho terão o acompanhamento de uma comissão multidisciplinar, formada por servidores municipais das secretarias de Terras, Planejamento e Meio Ambiente.
“É a primeira vez que Vilhena será estudada assim de forma tão ampla e coordenada”, diz Japonês. Para o prefeito, já tinha passado da hora de encontrar caminhos para o desenvolvimento da cidade, tanto para a mobilidade urbana, quanto para o comércio, a indústria, o turismo, a prestação de serviço, entre outras atividades. “Essa consultoria é muito importante. Ajudará a encontrar a vocação socioeconômica de Vilhena e norteará nossas decisões como gestor para construir um futuro melhor para todos nós que moramos aqui”, afirma.

Plano diretor
Ferramenta essencial para o planejamento correto do futuro do município. Depois de aprovado, vira uma lei municipal que apresenta as regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade. Estabelece, por exemplo, as obrigações das empresas e cidadãos para o cumprimento de certas exigências, como os usos permitidos para os terrenos ou imóveis. E compromete o poder público municipal a realizar investimentos e intervenções para ampliar a infraestrutura urbana ou a oferta de equipamentos públicos nos locais mais apropriados. De acordo com o Estatuto das Cidades, a realização do plano diretor é obrigatória para municípios com mais de 20 mil habitantes, a exemplo de Vilhena.

Quem é Jaime Lerner
Arquiteto e urbanista, foi prefeito de Curitiba por três mandatos e duas vezes governador do Paraná. Além de ter sido presidente da União Internacional de Arquitetos, atualmente, é consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo. Quando foi prefeito de Curitiba, fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos. Em 2010, foi nominado pela revista Time um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.

 

Semcom

Prefeitura de Vilhena contrata empresa de arquiteto mundialmente conhecido para realizar estudos urbanísticos Reviewed by on . Essa semana, o prefeito Eduardo Japonês deu a ordem de serviço para a realização de estudos de macroestruturação urbana, que servirão para embasar a revisão do Essa semana, o prefeito Eduardo Japonês deu a ordem de serviço para a realização de estudos de macroestruturação urbana, que servirão para embasar a revisão do Rating:
scroll to top