24 de janeiro de 2021

Home » Política » Memória Eleitoral: a 5ª Zona Eleitoral de Rondônia – Costa Marques e São Francisco do Guaporé

Memória Eleitoral: a 5ª Zona Eleitoral de Rondônia – Costa Marques e São Francisco do Guaporé

A Zona é formada por um total de 74 seções e os dois municípios juntos possuem 19.867 eleitores

Lar do Forte Príncipe da Beira, a história de Costa Marques tem início na foz do rio São Domingos, no Guaporé, local onde havia uma povoação chamada Palmela e onde também se instalou a Missão São José.

Francisco Chianca, um dos seringalistas desbravadores da região do Rio Guaporé, narrou que devido à queda nos preços da borracha no final da Primeira Guerra Mundial, a companhia que financiava os seringalistas se retirou da área, não deixando outra opção senão a fuga do lugar.

No dia 19 de janeiro de 1920, por meio de relatos de Francisco Chianca, sabe-se que Espiridião da Costa Marques descia o Rio Guaporé, com destino ao Posto Fiscal de Guajará-Mirim e, ao cair da tarde, no Porto da Barra do São Domingos, parou para pernoitar no tapiri de Chianca. O anfitrião, impressionado com a cultura do visitante, após a sua partida escreveu num pedaço de caixa de sabão: Porto Costa Marques, fixando a tabuleta à beira do barranco. Daí surgiu o nome do futuro município de Costa Marques.

O município de São Francisco do Guaporé leva esse nome por estar localizado no Vale do Guaporé, local povoado desde o século XVIII. A região onde seria formado o município, porém, teve sua colonização agrícola apenas com a construção da BR 429 em 1985, quando colonos e madeireiros migram para as margens da rodovia.

Em 1985 surgiu a vila de São Francisco do Guaporé, pertencente a Costa Marques e resultado da criação dos Núcleos de Apoio Urbano, através do desdobramento da BR 429 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), cuja finalidade consistia em apoiar e assentar os agricultores já residentes e os que ali viessem se fixar e viver da agricultura, pecuária e consequentemente da importação e exportação comercial.

Ainda no início da década de 80, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) tinha o desafio de realizar as eleições gerais em 1982, assim a primeira providência tomada para facilitar o pleito foi a de reestruturar a divisão do estado em zonas eleitorais. O Tribunal, então, criou dez novas zonas e entre elas estava a 5ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

No ano de 2012, a 5ª Zona teve, a pedido da então presidente do TRE-RO, desembargadora Ivanira Feitosa Borges, uma nova sede construída. A obra demorou 5 meses e foi inaugurada em 5 de fevereiro de 2013.

A Zona é formada por um total de 74 seções (34 em Costa Marques e 40 em São Francisco do Guaporé) e os dois municípios juntos possuem um total de 19.867 eleitores.

Essa Zona Eleitoral tem como juíza Maxulene de Sousa Freitas, como promotora eleitoral Elba Souza de Albuquerque e Silva Chiappetta, como chefe de cartório Franco Augusto Cardoso e como servidores Carlos Lara Santos, Raimunda Pantoja de Castro e Rosália Wilhelm.

O Cartório da 5ª Zona Eleitoral tem sua sede no município de Costa Marques e fica localizado na Avenida Chianca, nº1159, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3651-2324 e o e-mail é o [email protected].

 

Fontes: Livro – “Como sentinelas avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da Prefeitura de Costa Marques, portal da Prefeitura de São Francisco do Guaporé e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Memória Eleitoral: a 5ª Zona Eleitoral de Rondônia – Costa Marques e São Francisco do Guaporé Reviewed by on . Compartilhar página via emailCompartilhar página via facebookCompartilhar página via twitterCompartilhar página via google plus Lar do Forte Príncipe da Beira, Compartilhar página via emailCompartilhar página via facebookCompartilhar página via twitterCompartilhar página via google plus Lar do Forte Príncipe da Beira, Rating:
scroll to top