20 de janeiro de 2021

Home » Cidades » Prefeitura e Fiocruz avaliam parceria nas áreas de qualificação e pesquisa científica

Prefeitura e Fiocruz avaliam parceria nas áreas de qualificação e pesquisa científica

Objetivo é a qualificação de servidores com foco na ciência voltada à saúde

A Prefeitura de Porto Velho está ainda mais próxima da Fiocruz Rondônia. O prefeito Hildon Chaves esteve reunido com o diretor da instituição, Jansen Fernandes de Medeiros, para discutir possíveis parcerias entre o Município e a Fundação, que desenvolve na região, há quase 10 anos, um trabalho de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados, por meio de programas de pós-graduação e iniciação científica.

Na presença da secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, e do diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Armando Moreira Filho, o prefeito e o representante da Fiocruz falaram sobre a nova sede da instituição, projeto desenhado por Oscar Niemeyer, a primeira infraestrutura idealizada pelo arquiteto na região Norte.

A edificação, em construção em um terreno de 60 mil metros quadrados, cedido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), vai contar com laboratórios, setor administrativo, anfiteatro, recepção, restaurantes, cantinas e espaço para exposições científicas para a população local. “É a possibilidade de convergência de parcerias entre a Fiocruz e a Semusa, para qualificação de pessoas de Porto Velho e região, com foco na ciência voltada à saúde. A Agência vem trabalhando com uma agenda de inovação, objetivando transformar Porto Velho em um concentrador de inovação da Amazônia”, disse Armando.

Fiocruz Rondônia

A Fiocruz, por meio de iniciativas estratégicas, como medida para a consolidação da Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciou, em 2009, a instalação de sua unidade em Rondônia. Para isso, fez a incorporação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro).

Atualmente, a Fiocruz Rondônia conta com a força de trabalho de cerca 200 profissionais, entre médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e estudantes, da iniciação científica até a pós-graduação. Em processo de consolidação, a Fiocruz Rondônia lidera o projeto estruturante do Polo Integrado de Saúde, em consórcio com o Ipepatro, Cepem, Unir, Inpa e Embrapa.

Comdecom

Prefeitura e Fiocruz avaliam parceria nas áreas de qualificação e pesquisa científica Reviewed by on . Objetivo é a qualificação de servidores com foco na ciência voltada à saúde A Prefeitura de Porto Velho está ainda mais próxima da Fiocruz Rondônia. O prefeito Objetivo é a qualificação de servidores com foco na ciência voltada à saúde A Prefeitura de Porto Velho está ainda mais próxima da Fiocruz Rondônia. O prefeito Rating:
scroll to top